sexta-feira, 12 de abril de 2013

Cartilha "Cultura da Paz"





A Associação Comunitária Pequi de Goiás - ACPGO - é uma organização não governamental, brasileira, inscrita na Receita Federal  sob o número  nº 17.227.450/0001-14, com a finalidade de desenvolvimento, promoção de justiça e assistência, que, combatendo as causas da penúria, trabalhando com crianças, famílias e comunidades a fim de que alcancem seu potencial pleno. Dedica-se a trabalhar lado a lado com as populações mais vulneráveis e a servir a todas as pessoas, sem distinção de religião, raça, etnia ou gênero.

Esse trabalho se multiplica em benefícios diretos e indiretos para mais 1.200 famílias cadastradas e filiadas no estado de Goiás. A organização já está presente na região da grande Goiânia, bem como em Trindade, Hidrolândia, Aparecida de Goiânia, Terezópolis de Goiás. O desafio da ACPGO agora é superar a desigualdade; alcançar uma grande parte das crianças, adolescentes e jovens em contextos urbanos e rurais de alta vulnerabilidade, no estado de Goiás, para incluí-los em programas de desenvolvimento. Junte-se a nós, pois somente a união faz a força!

Em seus projetos e programas, prioriza as crianças que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade. Para que as crianças tenham um futuro digno, a ACPGO acredita ser necessário transformar a realidade das famílias e das comunidades em que elas vivem. Por isso, todos os projetos apoiados pela organização têm como meta a promoção do Desenvolvimento Transformador. 

A ACPGO procura assegurar que os processos de Desenvolvimento Transformador sejam sempre baseados na comunidade, sustentáveis e focados no bem-estar das crianças.

Os programas da ACPGO desenvolvem ações nas seguintes áreas:

1.    DEPARTAMENTO DO ALIMENTO –


a)    Um espaço reservado foi criado para depósito de alimentos perecíveis, pois a maior preocupação da Associação Comunitária Pequi de Goiás (ACP/GO) será iniciar de imediato a arrecadação de alimentos diariamente, para serem distribuídos às pessoas em situação de infortúnio, mesmo que momentâneo, ate que seus horizontes voltem a brilhar, ajudando-os a seguirem sempre com a cabeça erguida, uma vez que todos estão sujeitos a acontecimentos inesperados, e a fome não pode esperar, quando se tem uma família a cuidar.  

b)   Esse DEPARTAMENTO contará com uma cozinha comunitária para fornecer lanches e refeições a todos que desenvolvem alguma atividade no Espaço da Associação Comunitária Pequi de Goiás (ACP/GO) sem nenhum custo. Podendo também fornecer ao publico visitante de forma de “bandejão” com preço baixo no valor de R$ 2,00 reais a refeição, sendo que este preço poderá ser reajustado por votação dos associados, quando a diretoria achar conveniente por problemas de custos. O Horário de atendimento para o almoço é das 10h às 13h. Sempre atendendo por fila e enquanto existir alimentos a ser servidos. Dependendo da procura, será aumentada a quantidade. A venda das refeições será revertida aos trabalhadores da cozinha na base de 30%, sendo que os outros 70% revertidos serão para manutenção do DEPARTAMENTO do Alimento.


2.    DEPARTAMENTO UNIVERSIDADE CIDADÃ –  


Processos educativos de esporte, cultura e lazer com ênfase na formação de crianças e jovens para desenvolvimento de ações empreendedoras e inserção no mercado de trabalho.

a)    O Projeto foi criado para que estudantes universitários inscritos nesse DEPARTAMENTO tenham a oportunidade de prestarem auxilio para núcleos de moradores, principalmente nas periferias ou mesmo para auxiliar no DEPARTAMENTO os jovens que estejam inscritos em uma das Estações, ou mesmo para Associações Comunitárias na grande região do Estado de Goiás. 

b)   O Projeto será iniciado com as Faculdades de Direito. Temos a certeza de que as adesões atenderão principalmente motivadas por um grande numero de projetos desenvolvidos pelos próprios jovens estudantes universitários, com a coordenação de professores universitários. Outra etapa envolvera o lançamento do Projeto com profissionais e estudantes em outras áreas, como a área da Saúde, de engenharia, de arquitetura, contábil e administrativa.

c)    Os estagiários terão suas frequências comprovadas pela ACP/GO para suas cargas horárias com os devidos certificados, para que surta os efeitos legais.


3.    DEPARTAMENTO DA HABITAÇÃO  -                 
  
“Concretização de um sonho”

a)    Atenderá as famílias de baixa renda, cadastradas na ACP/GO. Onde receberão sua moradia com valores populares, bem como nas reformas de suas residências, tendo acompanhamentos jurídicos para efeito de financiamento junto aos bancos credenciados. Acompanhamento também na área de engenharia e arquiteturas.  

b)   Esse DEPARTAMENTO será responsável pelas captações e recebimentos de doações de áreas devolutas e obsoletas pertencentes ao município e ao Estado de Goiás; recebimentos de materiais das Construtoras nos finais de suas construções, ou seja, (resíduo de construção), Incorporadoras, e estabelecimentos comerciais em materiais de construções. Bem como doações nas Indústrias e Fábricas de materiais para construções, como cimento, cerâmica, tijolos, telhas, louças, tintas, etc.


4.    DEPARTAMENTO DO IDOSO –


“Assistência Humanitária e de Emergência”

a)    O Programa terá como objetivo resgatar a cidadania de pessoas da terceira idade, oferecendo diversas atividades que incentivem a busca de melhoria da qualidade de vida. Com as oficinas, cursos e palestras, os idosos poderão participar mais ativamente da sociedade. Contarão com o DEPARTAMENTO de serviço jurídico em parceria com a Universidade Cidadã de atendimento a promover a aposentadoria e/ou beneficio ao idoso.


5.    DEPARTAMENTO FARMÁCIA COMUNITÁRIA –



a)    Este departamento será responsável pela obtenção de doações nas áreas farmacêuticas oriundas em todos os polos farmacêuticos e demais distribuidoras da área de medicamentos.

b)   Os mesmos serão distribuídos aos idosos, gestantes e crianças para melhor atender a população cadastrada e filiada na Associação Comunitária Pequi de Goiás (ACP/GO). Sempre mediante receituário médico apresentados na Farmácia Comunitária, que será atendido por um profissional da área.

6.    DEPARTAMENTO OFICINA DOS BRINQUEDOS –



a)    Na defesa da promoção dos direitos da criança e do adolescente, com ênfase no protagonismo e no monitoramento de políticas públicas.

b)   Atenderá crianças e adolescentes pertencentes à família de baixa renda, integrando-os à sociedade. Onde receberão alimentação balanceada, tendo acompanhamento nos estudos, atendimentos médicos, odontológicos e psicossociais, participarão de atividades esportivas, artísticas, culturais e de lazer.

c)    Essa casa terá uma frente de trabalho para montagem de Kits de brinquedos, com os materiais recebidos em doações, captados nos vários setores do comércio, indústrias, fabrica e distribuidores, os mestres artesões da 3ª idade aproveitando as montagens dos mesmos, irão ministrar cursos de montagens dos brinquedos de “garrafas pet, madeiras, papelão e ferro”, que mensalmente serão repassados para entidades que atendem crianças carentes da capital. Entre as entidades beneficiadas estarão às creches.  Os idosos atuantes nessa frente de trabalho serão premiados com o 13º salário (mensalmente), conforme a atuação junto ao programa após as vendas no Bazar que acontecerá todo mês.

d)   O DEPARTAMENTO contará também com um espaço físico, para que seja montado um Bazar, onde será apresentado ao publico visitante o trabalho realizado e a venda revertida aos trabalhadores da casa na base de 70%, sendo que os outros 30% revertidos serão para manutenção do DEPARTAMENTO dos Brinquedos.

7.    DEPARTAMENTO AGRICULTURA MIX -


“Com ênfase no cuidado com o meio ambiente”.

a)    FINALIDADE –
·         Conservação da área em comodato, sem risco de invasão,
·         Baixo custo de manutenção,
·         Geração de renda e qualidade de vida beneficiária.
·         Valorização dos imóveis e disponibilidade de alimento para a população filiada no ACP/Go.,
·         Sempre em benefício da coletividade.

b)   OBJETIVOS 
·         Promover a saúde e o bem estar social;
·         Profissionalizar;
·         Gerar renda;
·         Orientar e conscientizar sobre o correto uso das faixas de servidão;
·         Conservar á área destinada ACP/Go., inibindo o uso indevido.
·       Oferecer cursos para produzir e disponibilizar alimento de qualidade para a população cadastrada no ACP/Go., com Projetos sustentáveis nas áreas de piscicultura, avicultura e suinocultura, bem como plantio direto de grãos.
·         Incentivar o consumo de legumes e verduras;

c)    FASES DE IMPLANTAÇÃO
·         Autos sustentabilidade.
·         Termo de Cooperação Mútua;
·         Diagnóstico e parcerias:
·  Elaboração de Projetos sustentáveis nas áreas de piscicultura, avicultura e suinocultura, bem como plantio direto de grãos.
·         Divulgação, Inscrições, Treinamento;
·         Análise solo, preparo do terreno, formação dos canteiros e plantio;
·         Colheita e replantio;



8.      – DEPARTAMENTO DO CCDH DE GOIAS


Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano




a)     O Centro de Convivência e Desenvolvimento Humano – é outra unidade que foi criada e realizará um Trabalho voltado prioritariamente às pessoas portadoras de deficiência, destinando-lhes 60% de suas vagas, ficando 40% a serem preenchidas pela população interessada em se adequar ao sistema, procurando aperfeiçoar para o campo de trabalho que é realmente, disputadíssimo, sendo os mesmos direcionados a Unique Service nossa parceira, onde poderão desenvolver suas habilidades remuneradas, tendo em vista seu ingresso no mercado de trabalho. Por meio de diversas parcerias, 


b)    O DEPARTAMENTO oferecerá cursos de iniciação profissional, oficinas culturais e realizará um programa de esporte adaptado que permitirá ao portador de deficiência melhores condições para a estabilidade física. 



c)     Com certeza, será parceiro desse programa, o SENAI, que oferecerá cursos de iniciação profissional; a Secretaria da Cultura, com cursos livres – Oficinas Culturais de Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artes Têxteis, Musica, Cultura Geral, lazer e meio-ambiente.




 MOMENTO DA SOLIDARIEDADE


Com ênfase na promoção da Cultura de Paz.

a)    A Associação Comunitária Pequi de Goiás (ACP/GO) prevê que nos 3º sábados de cada mês, promoverá encontros dos associados entre si, com especialistas e pesquisadores de áreas específicas do mercado e com a comunidade em geral, difundindo o conhecimento, organizacional e compartilhando experiências profissionais;  mobilizará o maior numero de pessoas, para as reflexões da vida e debater o Tema da Solidariedade.

b)   O Projeto denominado: “A Força do Cerrado” - também está na meta da Associação Comunitária Pequi de Goiás (ACP/GO) assistido por uma equipe especializada voluntaria, para atender aos diversos casos, a nível municipal, estadual e federal, bem como pedidos diversos e sugestões de novas frentes de trabalho, sempre acolhendo e verificando as possibilidades, ao mesmo tempo respondendo a todas, porque somente assim atingiremos a tão sonhada etapa de: “Viver com Dignidade e Tranquilidade”, e a luta continua...



 - Nossa Missão


Seguir os princípios crísticos, trabalhando com os desprovidos e oprimidos para promover a transformação humana, buscar a justiça e testificar as boas-novas do Reino de Deus. 


Visão  -  Nossa visão para todas as crianças:  Vida em Abundância.  

Nossa oração para todos os corações: à vontade para tornar isso uma realidade.
Valores - O trabalho ACPGO é centrado em um conjunto de valores que foram discutidos por todos os membros e aprovados pelo Conselho Geral da Organização. Esses valores são os princípios fundamentais que determinam nosso compromisso com nós mesmos e com os desprovidos.
1.       Somos povo de cristo
Da transbordante plenitude do amor de Deus nos vem o chamado para o trabalho aos mais necessitados.

 2.       Temos compromisso com os desprovidos.
Somos chamados para servir aos mais necessitados, aliviar seus sofrimentos e promover a transformação de suas condições de vida, buscando solidariamente a justiça.

 3.       Valorizamos as pessoas
Consideramos todas as pessoas como criadas e amadas por Deus. Priorizamos as pessoas em lugar do dinheiro, das estruturas e dos sistemas.

 4.       Administramos com responsabilidade
Somos leais ao princípio de que Deus nos confia os recursos para que, com eles, façamos o máximo possível em benefício dos desprovidos.

 5.       Somos parceiros
Trabalhamos sempre em parceria com as comunidades e suas lideranças, com outras organizações humanitárias e com todos aqueles que tenham como objetivo ajudar os mais necessitados. Buscamos sempre as soluções em conjunto, pois acreditamos que esta seja a forma de se obter os melhores resultados para as pessoas que, efetivamente, vivem os problemas sociais.

 6.       Somos sensíveis
Agimos com presteza em quaisquer emergências que ameacem a vida, sempre que o nosso envolvimento é necessário e adequado.

A Diretoria
CULTURA DA PAZ
ACPGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário